quinta-feira, 7 de julho de 2011

1ª Resenha: "FEIOS" de Scott Westerfeld.

Olá pessoal, como eu havia dito, estava lendo FEIOS e talvez desse livro surgisse a minha primeiríssima resenha! E como foi dito, será feito! Acabei de ler este livro fantástico em poucos minutos e estou admirada. Bom, vamos à resenha!



"Em Vila Feia, no aniversário de 16 anos, os adolescentes passam por uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade, deixando-os perfeitos. Tally Youngblood mal pode esperar pelo seu aniversário. Depois da operação, vai finalmente deixar Vila Feia e se mudar para Nova Perfeição, onde os perfeitos vivem e se divertem o tempo todo. Então, ela conhece Shay, uma feia que não está nem um pouco ansiosa para completar 16 anos. Shay pretende fugir dos limites da cidade e se juntar a um grupo de foras-da-lei que sobrevive retirando seu sustento da natureza. Mas, quando Shay desaparece, Tally irá conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito."


      Eu achei esse livro fantástico. Foi um tanto estranho  pra mim para lê-lo, porque eu estou sempre acostumada a ler coisas com pessoas que tem super poderes ou vampiros/fadas/anjos ou até mesmo qualquer tipo de coisa fictícia. Apesar desse livro realmente terem coisas fora do comum, as pessoas são mais perto dos humanos do que em outras histórias. Por isso foi um pouco complicado me acostumar, mas, claro isso foi só um detalhe. 
      O livro tem descrições (de acontecimento) praticamente perfeitas, mas uma coisa que me confundiu muito foi o tipo de narração, ser em terceira pessoa, sendo que os pensamentos da protagonista são os únicos a aparecerem em todo o livro. E por esse fato as descrições do que ia acontecer (ou que estava acontecendo) me deixou um tanto confusa, já que quando era a Tally e mais uma pessoa na cena do livro, um pronome fazia toda a diferença e mudava tudo. Claro, que também foi culpa minha de querer devorar o livro muito rápido e por isso eu acabava lendo algumas coisas sem prestar a atenção, imaginar a cena e muito depois, ver que algo estava errado e algumas coisas não faziam muito sentido.
    O livro é muito bonito, as paisagens, as cidades, o caminho que Tally percorre na sua viagem em direção à Fumaça e etc. Uma coisa que pecou um tanto, foi a descrição física dos personagens, como a cor de cabelo, cor dos olhos, estrutura física e etc, eu meio que ficava perdida, pois não conseguia ter uma boa noção de cada personagem(sendo que alguns nem tinham descrição). Apenas coisas que davam um projeto de físico de cada personagem. Como por exemplo: A Shay, amiga de Tally, pra mim não teve muitas características além de Tally sempre dizer que ela era bem magra. E Tally dizendo a respeito dela mesma, de ter lábios finos, cabelo crespo e (não me lembro bem) olhos separados. Sim, tem uma descrição, mas eu particularmente não conseguia imaginar com perfeição cada personagem, cada cena por isso, pecou um tanto.
      Fora isso, o livro consegue deixar o leitor bem preso, principalmente como uma curiosa como eu, que leu a ultima frase e fala do livro antes de chegar à pagina 100. ("- Eu sou Tally Youngblood, e quero ser perfeita") O que deixava milhares de dúvidas na minha cabeça: 'No que isso tudo vai dar?', 'Como Tally vai virar perfeita, se as coisa aconteceram de tal modo?', 'Como será que a história toda vai mudar tanto?', 'E shay?', 'E David?' e blablabla. O que me deixou extremamente presa ao livro, ao ponto de ficar horas e horas lendo no mesmo dia. Mas claro, que quando cheguei na ultima folha do livro, eu já entendia e tudo fez sentido.
       A história, é muito boa, mas se você pensar bem, é curta. Só que foi bem enrolada, colocando dias, semanas a mais, para deixá-la mais comprida e mais emocionante. Algumas coisas foram engraçadas, pelo fato de ser uma história que aparentemente acontece num futuro distante aos dias atuais, já que na minha opinião, nós (a sociedade atual) éramos os citados Enferrujados. E que nossa civilização ficou pra trás deixando as Ruínas de Ferrugem. Os objetos citados para fazerem jus a isso, foram como por exemplo, o helicóptero, trilhos, carros com rodas de borracha. O uso abundante do petróleo, e outras coisas que deixavam claro. O autor realmente soube visualizar como seria a história (do futuro), mostrando no livro, obviamente a sociedade futurista. 
      Eu não demoro muito pra ler, mas também não consigo ler tudo em um dia só, então fica no meio termo. Demorei cerca de 2 dias e meio para ler o livro inteiro, ou nem isso. Mas, o livro é incrivelmente bom, recomendo a todos mesmo. Mal posso esperar para ler PERFEITOS, em breve


Espero que tenham gostado da resenha, comentários serão totalmente bem vindos! Fiquem com Deus. Até a próxima!

fuuuuuuuue:*

Um comentário:

  1. se eu te flaar que até hoje nao li nenhum dos livros desta série vc acredita? hahaha
    pois eh...
    mas me interessei amis apos sua resenha!
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir